segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mensageiros

O cérebro e os sistemas endócrino, nervoso e imunológico contribuem para o bem-estar emocional. Eles se comunicam no nível celular, por meio de um complexo sistema de mensageiros e receptores.
Candance Pert, especializada em psiconeuroimunologia, descreve esse processo no livro "Molecules of emotion: Why you feel the may you feel".
Ela explica que quando você tem um pensamento ou uma emoção, o cérebro libera neuropeptídeos, que traduzem o pensamento ou a emoção para um estado físico. Os neuropeptídeos circulam pelo corpo, procurando célular cujo receptores combinem com o mensageiro (como duas peças de um quebra-cabeça). Quando encontram receptores adequados (por exemplo, nos intestinos, no hipotálamo, na glândula pituitária ou no coração), os neuropeptídeos se agarram a eles e depositam aí sua informação. Os receptores levam essa informação - o pensamento ou emoção que você acabou de ter - mais para o fundo da célula, que com isso se modifica significamente. Essas mudanças celulares afetam sua psicologia, seu comportamento e até seus humores.
Pert explica que o cérebro também tem neurotransmissores trabalhando para ele, conduzindo informações para dentro e para fora das células cerebrais. Cada neurotransmissor pega as informções de um neurônio (ou célula cerebral) e a liga ao receptor de outro neurônioque, ao receber a informação, efetua mudanças fisiológicas. Os pesquisadores acreditam que esse movimento de um neurônio para outro influencia as reações emocionais e físicas. Se um neurônio emite neurotransmissores em excesso, o outro usa o que é necessário e o excesso é reabsorvido por um "mecanismo de recaptação" do neurônio original. Com uma quantidade equilibrada de nerotransmissores viajando entre as células, você fica saudável, feliz e energizada. Se essa quantidade se torna grande ou pequena demais, você pode ter ataques de depressão ou ansiedade.
COMO A YOGA PODE AJUDAR?
Nós já vimos como esses pensamentos afetam os sentimentos que, por sua vez, afetam a fisiologia. Na yoga acontece o inverso.
As posturas a levam a um lugar de repouso, a um estado de completo relaxamento, pemitindo que o cérebro restauree reequilibre os neurotransmissores. Além disso, elas lhe dão a oportunidade de olhar bem no fundo de você mesma para descobrir onde residem as tensões e as dores, e fazem com que a respiração expulse parte da tensão e da dor.
A yoga pode ensiná-la a dar atenção ao que acontece no corpo, a sentir as emoções e a se soltar. Quem já trabalhou duro para conseguir dominar uma postura difícil, sabe que a mestria só vem quando o esforço relaxa. A yoga ensina, também, que nada é permanente, que os seus sentimentos não são você. Não fique surpresa se sentimentos de raiva, tristesa ou até mesmo medo vierem à tona durante a prática. Tome ciência deles e deixe-os ir embora: faz tempo que eles esperam por isso.

Texto tirado do livro: "Yoga e saúde para a mulher" de Linda Sparrowe, editora Pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário